quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chuvas e Miséria

Essa é a época mais triste do ano em quase todo o Brasil.Milhares de pessoas estão morrendo soterradas pela avalanche das chuvas que tomam conta do país.O pior é que isso acontece todos os anos e a tristeza envolve milhares de famílias que não têm para onde ir. As autoridades anunciam que as pessoas devem sair sair de suas casas e a pergunta que não quer calar é: Para onde?

Será que depois de tantos anos não compreenderam que precisa ser feito um trabalho de prevenção? Meu Deus, será mesmo que a vida humana está banalizada a tal ponto que os responsáveis por este país não se preocupam com isso?

Será mesmo que não entendem que a vida é finita demais e precisa ser realizada alguma coisa para que nossos concidadãos não enfrentem esse desespero? E que cargo, poder e tudo mais que encanta as autoridades desse país, nada valem diante de uma vida humana?

Não basta a miséria, a fome, a violência, o preconceito, a insegurança? Não basta que a educação e a saúde estejam num patamar tão baixo a ponto de muitas pessoas não terem acesso a elas? Até que ponto querem martirizar os cidadãos desse país, trabalhadores que procuram educar seus filhos e viver uma vida miniamente digna?

Muita gente está morrendo, outras feridas e ainda outras sofrendo pela perda de suas casas, de suas coisas e acima de tudo dos entes queridos agonizantes e desesperados ali ao seu lado e que a impotência impede de salvá-los?

Uma vida humana é muito mais importante do que carnaval e Copa do Mundo. Nâo entendem isso? Não compreendem que não podemos ter paz sabendo que pessoas como nós estão desesperadas almejando pela dom mais precioso e legítimo que é a sua própria vida?

Sim vamos vibrar com a legítima festa folclórica de nossos país e com a vitória de termos conseguido a sede da Copa no Brasil. Mas antes disso precisamos olhar, lutar, gritar, pedir ajuda para essas milhares de pessoas e famílias que estão morrendo sem socorro e que interrompem nosso bem mais precioso que é a vida.

Quando assisto a essas reportagens sobre o que está acontecendo em consequência das chuvas, fico imaginando como sou egoísta nesse momento em que nos divertimos enquanto  pessoas morrem e a única coisa que desejam é sua casinha para abrigar a família e da qual estão sendo enxotadas pelo mau tratamentos de condições necessárias para que permaneçam lá.

A vida é uma só, todo o resto é possível reestruturar menos a presença nesse mundo depois que nossos olhos se fecharem.

O mundo inteiro está cada vez mais apaixonado pelo poder, pela fama, pelo dinheiro, esquecendo que nada vale, diante do curto espaço de vida que temos para usufuir, ser felizes e cumprirmos nossa missão e que está sendo abreviado pelo excesso de individualidade e indiferença, elementos letais que ultrapassam todos os bens do mundo.

Vamos novamente pedir às nossas autoridades que lembrem um pouco da vida daqueles que de uma forma ou outra dependem de sua competência e dedicação. É quase utópico falar dessa maneira, mas nós que escrevemos que podemos transmitir alguma coisa ainda temos esperança que as futuras gerações possam ser tocadas pelo dom da solidariedade, do amor e do entendimento que enquanto os seres humanos não se unirem a vida será amarga e e dolorosa.

Na minha opinião a corrupção, os gastos desmesurados e a exorbitância de valores gastos com propaganda seriam suficientes para a prevenção desses acidentes e naturalmente o atendimento das necessidades básicas do povo que sofre.
Vânia Moreira Diniz

9 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Precisamos agir e reagir e a arma dos escritores é escever. Paabéns, queridqa. Saudades
    Maizé

    ________________________________________

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo de nossa Escritora Vânia Diniz, esse é o nosso Brasil de hoje!
    Repassando,Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Efigênia
      Obrigada pelo carinho de sempre. È muito estimulante saber que você está sempre por perto.
      Beijos
      vânia

      Excluir
  3. Vânia querida , gratificane ler esta tua profunda e comovente reflexão,uma chamada para o senso de realidade,coerência. Parece que exercitar o pensamento crítico ausentou-se na maioria dos políticos ( governantes ) e do povo em geral, que tem memória curta e quando vai às urnas repete , elegendo os mesmo, é preciso mudar e temos que agir. Minhas congratulações Escritora Imortal, Poetisa e manamiga, mestra querida.
    saliento :

    "...Sim vamos vibrar com a legítima festa folclórica de nossos país e com a vitória de termos conseguido a sede da Copa no Brasil. Mas antes disso precisamos olhar, lutar, gritar, pedir ajuda para essas milhares de pessoas e famílias que estão morrendo sem socorro e que interrompem nosso bem mais precioso que é a vida.

    Quando assisto a essas reportagens sobre o que está acontecendo em consequência das chuvas, fico imaginando como sou egoísta nesse momento em que nos divertimos enquanto pessoas morrem e a única coisa que desejam é sua casinha para abrigar a família e da qual estão sendo enxotadas pelo mau tratamentos de condições necessárias para que permaneçam lá.

    A vida é uma só, todo o resto é possível reestruturar menos a presença nesse mundo depois que nossos olhos se fecharem. ..."

    Aproveito para agradecer tua amável consideração para com meu Luar em Versos (singelos) através dos grupos, teu incentivo a mais de uma década é ouro em pó! Como disse Salomão: A Palavra é ouro servido em bandeija de prata !
    abraços de puro afeto desta tua admiradora e sempre grata amiga, virgínia fulber -vica além mar - peixe voador ...
    NHamburgo RS BR. http://alemmarpeixevoador.blogspot.com/2012/01/luar-em-versos-singelos.html

    ResponderExcluir
  4. Vica querida,
    Como sempre, faço essa pergunta : Será que um dia existirá uma palavra mais forte que "obrigada"? Pois gostaria de dizê-la à você, manamiga, pelo carinho, sensibilidade,estímulo que a mais de uma década você me transmite com sua amizade e extraordinário talento.
    Obrigada!!!!!!!
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Estimada Vânia,

    Descreveu com muitas propriedades.
    Parabéns!

    Abraços

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amigo André,
      Pelo carinho e muitos anos de amizade.
      Abraços
      Vânia

      Excluir
  6. Gostaria de deixar aqui os meus parabéns pelo excelente blog e também fazer uma sugestão: a de publicar uma postagem aqui informando sobre a existencia do site " Gratis Curso", é um site que reuni diversos cursos gratis e video-aulas gratuitas, que vão desde aulas de inglês, até como tocar violão... com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento no Brasil. O endereço do site é http://www.gratiscurso.com.br
    Obrigado...

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: