segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SEGREDO



Tudo parece escuro hoje, enquanto faço uma tournée pelo meu próprio interior. Sinto vontade de aportar por lá até que melhore essa sensação estranha de desconforto.E prossigo sem sentir meus passos, mas certamente entendendo tudo que vejo com olhos surpresos de expectativa.

Recordo-me de parte da minha vida, tento captá-las com mais objetividade e prossigo querendo me sobrepor aos pensamentos que insistem em se fixar roubando ao meu momento a possibilidade de saber harmonizar os sentimentos e sensações.

A luz que se projeta dos lados como feixes a procurar um momento para expandir-se se retrai  ofuscada pela serenidade e silêncio desse momento . E já não encontra modo de se revelar.

Vou  prosseguindo em volta de mim mesma, sem muito entusiasmo mas sempre para frente, e então entendo que há ali um segredo que jamais quis usar, uma forma de me encontrar e sublimar certos acontecimentos: Um segredo que aprendi em  períodos contrastantes de minha marcha pela vida. E que me ajudaram a superar as intempéries.

Mesmo assim hoje está difícil e procuro no sorriso um elemento que me fará entender o quanto preciso me reciclar, apreciar com outros olhos, mudar valores enraizados, sentir em tudo que acontece a verdadeira razão de nosso desenvolvimento , fé e a certeza de um amanhã consolidado em esperanças.

Vejo muitos rostos que amei e que se foram, mas estão presentes na luz dos meus olhos, na sonoridade de minha voz, nos pensamentos mais rudimentares, nas lembranças que se perpetuam e que fazem o verdadeiro sentido da minha existência.

Sinto, entretanto que minha certezas estão abaladas incontestavelmente e me seguro indefesa e com medo de cair  num labirinto intenso que  não me deixará retroceder jamais.

E corro, desabalada então, totalmente enlouquecida, inexprimivelmente aturdida, dopada pelos pensamentos inconcebíveis que me dominam inexoravelmente.

È isso hoje, mas tenho certeza que o amanhã está vindo premente, colorido, sem sustos ou surpresas e delirantemente confiável. Estou aqui e o brilho das estrelas me levará ao paraíso da harmonia, paz e felicidade.
Longe, muito longe no horizonte da minha alma escondido entre sentimentos, doçuras e carinhos lá se encontra o segredo que carrego. Longe, muito longe, no húmus fertilizado de meu coração, na natureza conquistada ali, em meio a sementes abundantes, renasce todos os dias a fé na vida, o crédito nas sensações mais legítimas e  o sol esparzindo o fulgor que não desaparecerá jamais.
Vânia Moreira Diniz

4 comentários:

  1. Vaninha quanta intensida ! Teu segredo bem guardado por vezes vem asombrart-te como todos enquanto humanos temos nossos momentos nostálgicos, funestos, entretanto tu Escritora e Poeta de grande e fascinante talento encontrar-te dentro de teu próprio e infinito horizonte apaziguador, nele a força da esperança se renova e ressurge o brilho sobrpujando quaisquer obscuridades emocionais-mentais. Parabéns Vânia Moreira Diniz, mestra de letras, vida, grande mulher, imensa pesosa.
    abraços de tua vica além mar - virgínia fulber - Novo Hamburgo RS BR

    ResponderExcluir
  2. Mana, na madrugada lhe visito. Tem sido intensas minhas madrugadas, num exercício constante de paciência e compreensão. E num destes momentos entro em seu blog, como quem entra em seu coração e encontra esta crônica plena da irmã que conheço e amo Aquela que aprendi a admirar por seu senso de solidariedade, justiça e amor pelo mundo. Compreendo que é este amor que lhe faz tentar uma distância, lá dentro de si, para recarregar suas forças e continuar sua presença tão especial que faz tanta diferença no mundo e em nossas vidaa! beijo, mana! Cris

    ResponderExcluir
  3. Ah!!! Esqueci de falar, que linda foto, cheia da luz de seu sorriso. Adorei!bjs Cris

    ResponderExcluir
  4. Querida Vânia
    A fé revitalizada no humus do coração é realmente um achado poético dos mais bonitos. Vânia querida, meus parabéns pela verdade sentida e m suas mensagem realista.
    Maizé

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: