domingo, 21 de outubro de 2012

Meu Aniversário por Vânia Moreira Diniz

Vânia Moreira Diniz

Hoje, 21 de outubro, é dia do meu aniversário. Desejo pedir perdão aos leitores que não gostam de reminiscências e acham que passado é apenas um saudosismo. Não é essa a minha opinião. Sem o passado seríamos apenas alguém que surgiu simplesmente sem ter construído uma vida ou uma história, sem ter tido pessoas que a educaram e formaram e sem a figura materna que carregou o filho durante nove meses alimentando-o e dando condições de sobrevivência.

Para mim o dia que se comemora o meu nascimento é uma data de gratidão primeiramente aos meus pais e também a todos os meus ascendentes.
Recordo-me a casa cheia, pois como éramos oito irmãos, o barulho era sempre ensurdecedor, fora nas horas que estávamos no colégio ou estudando, regra que meu pai não abria mão.
Muitas vezes vi minha mãe grávida de meus irmãos menores e então parece que instintivamente queria fazer uma regressão de minha vida em seu útero e começava a sonhar como se pudesse fazer idéia do que se passara na fase de feto se desenvolvendo.
Tenho certeza, no entanto, que relutei para sair do quentinho cheio de paz e que encontrei dificuldade para aceitar como todos os bebês a vida no mundo e o oxigênio entrando nos pulmões já fazendo um esforço que não era necessário. E a quase consciência do desconhecido embora não saiba de que forma.
Encontrei meu irmão mais velho, claro e rosado de enormes olhos castanhos, que corria em desespero por toda a casa e que um dia foi meu colega poeta, cheio de harmonia nos versos e sensibilidade nas descrições.
Muito tempo já se passou, perdi três irmãos jovens ainda um deles com apenas cinco anos e meus pais que se foram deixando aquela saudade que não sabemos descrever, palavra que só nós brasileiros conhecemos devidamente. Mesmo assim todos os anos do mês de outubro sinto a alegria que vivi e os momentos que passo entre felicidade do presente e recordação do passado.
Meu pai me ensinou que o aniversário deveria ser sempre um dia feliz porque nascemos com amor e festejávamos a data com uma satisfação quase instintiva.
Outubro sempre foi para mim um mês mágico não só por suas datas como também pela estação da primavera que amei e amo de uma maneira profunda, aspirando o aroma das flores, festejando o sol quente e maravilhoso, olhando para o céu azul iluminado pelas estrelas, conversando com o mar em que fui batizada, saudando a esperança do quase fim de ano que vem para nos recordar os meses que se passaram e lembrando que embora fiquemos mais velhos estamos conjugando o verbo viver com mais sabedoria.

Agradeço ao Arquiteto deste planeta deslumbrante, aos meus ascendentes e descendentes , ao meu companheiro constante que me apóia em todos os momentos, aos amigos que adquiri nessa estrada, a todos que convivem comigo e até aqueles que mal conheço mas que prezo como seres humanos que estão percorrendo esse caminho, ora feliz, ora doloroso, não importa, porém que estão escrevendo a sua biografia.
Obrigada meus pais que me deram a vida, obrigada à natureza que eu amo e aos anos que passam trazendo a expectativa de que possa me tornar uma pessoa melhor, mais experiente, menos egocêntrica e soberanamente compreensiva para com todos que atravessam minha estrada.
Obrigada por esse mês de outubro que eu amo e que me recebeu com tanto carinho.
Quando eu me for quero ter consciência que realizei pelo menos uma parte de meus sonhos e segui as lições que meus educadores me ensinaram para que possa deixar como legado aos meus descendentes.
Outubro me recebeu um bebê, me acompanhou na infância, na adolescência, na juventude e agora na maturidade plena me abraça com alegria convidando-me a divulgar sua beleza para as crianças que estão nascendo.
Vânia Moreira Diniz

10 comentários:

  1. Feliz Aniversário !!! Que suas reminiscências se transformem sempre em lindos textos como o de hoje! Que seu trabalho de escritora que ajuda outros escritores, e como, continue apreciado por quantos têm sensibilidade e apreço pelas palavras! Beijos carinhosos Maizé

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, minha amiga Vânia!
    Adorei suas reminiscências que, no que se refere à gratidão, se parecem muito com as minhas.
    Uma vida rica, uma família unida, pais sábios, justos e amorosos.
    Parabéns pelo aniversário!! Tudo de bom pra vc!!
    Bjs,
    Nena

    ResponderExcluir
  3. Mana, lindo seu texto sobre seu aniversário. Queria dizer que é um privilégio, uma bênção ter você como irmã. Curta bem este dia e todos de sua vida. E, por favor, continue nos presenteando com sua literatura! Faz-me imenso bem!Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Presidente, nós, que manipulamos a palavra poética como uma forma de expressão, talvez não encontremos hoje a palavra capaz de traduzir nosso sentimento de amizade e gratidão por aquela que nos inspira, conduz e orienta no mundo da Literatura e das Artes. Fica então meu abraço singelo e carinhoso, e um verso da "Valsa para Vânia", que compus em sua homenagem: "Vânia adora o verso como entidade, e transpõe nosso poema em busca da verdade." Amiga Vânia, é assim que nós a vemos, e assim que desejamos tê-la, para sempre, ao nosso lado. Sei, tenho certeza, que, neste instante, falo por todos os seus "filhos poéticos" da ALB/DF. Que bom ser um deles! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Continue nos presenteando com seus belos textos.Parabéns.Beijos e carinho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo aniversário, minha querida e preciosa amiga Vânia Moreira Diniz, poeta, escritora e humanista do meu coração! Que hoje seja o início de um lindo ano novo pessoal em sua vida. Beijos, com imenso carinho.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Vânia Moreira Diniz. Foi um grande prazer conhecê-la recentemente e, a partir daí, desfrutar de sua companhia, mesmo que pela rede, apreciar suas mensagens e sua energia positiva. Parabéns pelo aniversário. Luz, Paz e felicidades.

    ResponderExcluir
  8. Vânia,

    Amar a vida como ela nos chega diariamente já é o presente suficiente para sermos felizes. E você demonstra muita alegria, determinação e sabedoria em viver cada instante, celebrando com entusiasmo a vida. Parabéns por seguir assim curtindo a beleza de tudo que a cerca. Feliz aniversário, saúde, sucesso e ricas bençãos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Manamiga Vaninha, prossigas com tenacidade ganhando mares de amor e semeando ilhas de afeto, abraço de tua vica http://www.vaniadiniz.pro.br/virginia_fulber/para_vania_moreira_diniz.htm

    ResponderExcluir
  10. Vâninha teu texto vem intensificar o legado que generosamente nos tem oferecido durante mais de uma década de compartilhamento Literário através da WEB. Sou-te grata pelo tanto que acrescentas e pelo quanto és e potencializas através da arte da escrita na qualidade de nosso caminhar em comunhão. Parabéns Escritora e Poetisa de nobres pensasentimentos.
    abraço de tua
    afetuosamente grata virgínia

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: