sexta-feira, 2 de novembro de 2012




O Canto das Letras, promovido pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, com o apoio da TV Câmara e do Sindilegis, é um programa que contempla artistas de Brasília, aliando música e literatura. Em formato de talk-show, o ator Jones Abreu e a poeta, servidora, Isolda Marinho recorrem a um bate-papo informal, no qual a plateia pode participar. Eles fazem a leitura dramatizada de textos dos escritores e conversam sobre carreira e processo de criação, entremeando com as composições do músico. Na edição de outubro, o evento contará com a presença da escritora Vânia Moreira Diniz, do  escritor Casimiro Neto, além da cantora e compositora Ângela Brandão.
Saudada pela imprensa com expressões como “Noel Rosa de Saias”, “talento” e “estrela”, Angela Brandão tem se destacado como uma das principais compositoras da nova geração de Brasília. Com suas letras poéticas e melodias incomuns, faz sambas de raiz, valsas sofisticadas e música pop de qualidade que, junto com seu carisma e voz suave, tem encantado as plateias. Seu primeiro CD foi gravado no Rio de Janeiro com arranjos de Leandro Braga e participação especial do cantor Paulinho Moska. No Senado Federal há 15 anos, é jornalista da TV Senado, onde apresenta o programa Argumento. Também escritora, está preparando seu primeiro livro de crônicas.
Carioca de nascença, a escritora Vânia Moreira Diniz mora em Brasília e também é poeta, humanista, divulgadora e pesquisadora. Escreve desde os sete anos de idade e é autora dos livros Laura (romance), Olhos Azuis (poesia), Pelos Caminhos da Alma, Ciganinha (Infanto-juvenil) e Pelos Caminhos da Vida (Crônicas), entre outros. Participou de mais de 30 antologias. É autora de e-books, escreve em sites da Internet e em periódicos impressos. É  membro nacional vitalício da Academia de Letras do Brasil (ALB), com a cadeira número 1 no Distrito Federal e também presidente da ALB - Seccional Brasília-DF, onde recebeu o maior título da Academia: Doutora Honoris Causa - ph.I- Filósofa Imortal. Além de Imortal, a escritora detém várias outros prêmios e participaçoes. Mais informações sobre suas obras e vida estão nos portais: http://www.vaniadiniz.pro.br; http://www.vaniadiniz.pro.br/OBRAS.HTM e http://www.vaniadiniz.pro.br/divulgacao/alb_imortal_vmd.htm

                O escritor e poeta Casimiro Neto é sócio titular da Associação Nacional dos Escritores. Paulista, radicado em Brasília desde 1970 e na Câmara desde 1994, é professor, pedagogo e historiador pós-graduado em Ciências Políticas. Publicou quatro livros, dois de literatura: O Amanhã de Nossas Vidas – Falando de Amor – Prosa e Poesia; e Malena – Um Caso de Amor – Prosa e poesia.; e dois acadêmicos: A Construção da Democracia,  que teve seus direitos autorais doados para a Câmara dos Deputados; e O Professor e os Métodos de Ensino – Ciclo de palestras para docentes e discentes durante os anos de 1988 a 1992. Casimiro Neto publicou, ainda, dois Artigos para a Revista Ideias e Leis, do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Na primeira edição, em 2005,  publicou o Artigo que trata da “História das Constituintes Brasileiras”, com o título: “A Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil”. E, na segunda edição, em 2006, o Artigo que trata da “História das Constituintes Brasileiras”, com o título: “O Congresso Nacional Constituinte de 1890 a 1891”. Também escreve textos para o Portal da Câmara dos Deputados sobre a cronologia histórica e legislativa dos governos no Brasil e também sobre a história da Câmara e de seus presidentes, do Império à República. Além disto, o escritor publica artigos e textos em Cadernos do Museu da Câmara, catálogos de obras de arte da câmara e na Revista Plenarium/CD. Casimiro Neto ainda está desenvolvendo novos projetos para futuras publicações.

SERVIÇO


Canto das Letras – A literatura encontra a música

Data: 08 de novembro, quinta-feira

Hora: 19 horas

Local: Auditório da TV Câmara – Edifício principal

Entrada franca


C.André Laquintinie

Assessor de Imprensa

Centro Cultural Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados


(061) 3215-8092

9 comentários:

  1. Como eu gostaria de poder ir, amiga!
    Mas desejo muito sucesso!
    Ando com saudade de vc.
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Vânia Moreira Diniz promove sempre a aproximação entre Música e Literatura! O "Canto da Letras" seguramente será mais um momento de integração entre essas artes tão complementares.
    Nestor Kijner

    ResponderExcluir
  3. Querida Vânia Moreira Diniz
    estaremos presente. Bjs.
    Gacy Simas

    ResponderExcluir
  4. Vai ser lindo!!!
    Estarei unida a você!
    bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Querida Vânia Moreira Diniz. Sinto não poder estar presente pois deve ser fora do lugar onde resido. No convite não diz. Meus aplausos, sempre. Beijos
    Maria Luiza Bonini

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo evento querida Vânia Moreira Diniz, a ALB está em boas mãos, abraços
    Virgínia

    ResponderExcluir
  7. Amiga e escritora, Dra. Vânia Diniz

    Como sempre digo, você é uma referencia para a Academia de Letras do Brasil.
    Obrigado por seu brilho e competência, mostrando o caminho para nossos Confrades em todo o país e também àqueles que encontram-se no exterior.

    Encaminhei o material que se publique, com destaque em nosso site.

    Minha crescente e incondicional amizade!
    Lembranças ao amigo e agora também Confrade, Imortal, Dr. Paulo Diniz.

    Mário Carabajal


    ResponderExcluir
  8. Parabéns Vânia!!!
    Sucesso garantido, com certeza!!!

    Desio Cafiero Filho
    Fiscal e Consultor Ambiental
    desiocaf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Querida Vania,

    Fiquei orgulhosa e contente ao receber o convite para este evento tão maravilhoso. Como gostaria de aí estar para aplaudir e saborear momentos tão lindos em que a música e a literatura estarão unidas e enchendo os corações de luzes e magia.
    Parabéns por estar colocando seus talentos e dons para tornar o mundo mais belo e enriquecer os corações e inteligências, despertando sentimentos e emoções.
    Desejo-lhe pleno sucesso e muitas bênçãos do Senhor!
    O abraço amigo da sua
    Mère Menino Jesus

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: