sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Caminhar de Outubro


Outubro passa levando com ela tantas datas queridas e especiais como o e de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil,  dia do Mestre, do médico, das bruxas ,do professor, do poeta.E nesse caminhar a Primavera desabrocha e sentimos o aroma das flores e observamos o brilho do céu, o canto dos pássaros, a beleza do sol cada vez mais iluminado, que nos deixam extasiados.
No dia 21 desse mês, há muitos anos, eu nasci, e agradeço a Deus privilégio que me faz lembrar de meus pais com mais profundidade  e um misto de saudade, emoção e fatos que se cruzam em minha memória com uma nitidez impressionante. Hoje é meu aniversário e isso não me dá tristeza pelos anos que se passam,  porém lembra-me que é o dia mais importante de minha própria história.
E a minha vida não teria importância sem as pessoas que me receberam aqui nesse mundo tão cheio  de aclives e declives.
Nesse ano, em minha casa tenho conversado incessantemente com minha irmã que mora no Rio e que veio para comemorar esse dia comigo e com toda a família. Lembramo-nos de nossa mãe que se foi há relativamente pouco tempo e de nosso pai que partiu  antes ainda e ambos nos trazem o aconchego de ternura e os ensinamentos que nunca nos faltou. 
Eles tiveram oito filhos e a casa cheia e barulhenta ainda ecoa em meus ouvidos com uma força extraordinária e revemos detalhes muito nítidos. É impressionante a força de cada minuto em todos os acontecimentos de nossas vidas.
Quando nascemos existe algo que nos impulsiona para a vida e que ao mesmo tempo nos faz chorar convulsivamente pelo oxigênio que se instala em nossos pulmões,  revelando –nos inconscientemente a estrada que teremos que caminhar , já sem o cordão umbilical que nos liga à pessoa que dedicou o amor mais intenso existente no mundo : nossa mãe.
Estou aqui em outubro recordando os dias que se passaram, as pessoas queridas, os exemplos  frutificados em meu coração, as pessoas que encontrei,  as realizações que o maior arquiteto da humanidade permitiu-me realizar, os amigos que  estiveram e que estão até hoje a me rodear mostrando o quanto de  generosidade e amor existem  neste planeta e felizmente entendendo a finitude da vida e a certeza que por isso mesmo devemos curtir cada minuto de  estadia  nesse mundo belíssimo.
Ao mesmo tempo faço uma regressão voluntária e tenho consciência absoluta de tudo que contribuiu para esse amor que carrego em todos os estágios de minha caminhada.
O caminhar de outubro em cada ano que se passa tem me feito agradecer de forma incisiva essa passagem e me orientado para que compreenda em suas múltiplas implicações, cada acontecimento, nunca deixando de apreciar a beleza da natureza e das pessoas.
Outubro para mim, é sol, luz fascinação em seus mistérios mil e me dá a certeza que até o último dia de minha vida compreenderei o que me faz vibrar quando penso o quanto esse mês me encantou tanto nos períodos de minha infância , adolescência e de que forma está me conduzindo na maturidade, ensinando-me o mistério de tentar ser sempre alguém melhor e mais humana. Esse é o meu sonho verdadeiro nessa época em que colho os frutos que plantei e procuro semear com paciência as sementes que continuo a cultivar.
Acima de tudo agradeço a todas as pessoas que passaram e que atualmente estão na minha vida, enriquecendo-a e continuando a me dar exemplos verdadeiros de amor e carinho.
Vânia Moreira Diniz

27 comentários:

  1. Mana,Deus e nossos pais me deram a felicidade de tê-la sempre a meu lado. Belo texto, centrado no mês de outubro que o descreve tão bem. Outubro, com suas flores que aparecem mais lindas do que em qualquer época do ano... Quero "embarcar neste sonho" com você sempre. bjs. Cris

    ResponderExcluir
  2. Vânia Moreira Diniz
    Feliz Aniversário ! ( 21 de Outubro !)


    Vieste para adornar com letras
    Amizade e criar laços solidários
    Ninfa, musa, cigana, Afrodite
    Inigualável é teu carisma
    Atenta aos detalhes que fazem a diferença

    Morada fizeste em meu coração
    Ornamentando com Poesia horas acinzentadas
    Riqueza somas ao compartilhar teus feitos
    Energia vibrante repartes como as ondas do mar
    Inteligência e sensibilidade alinhavas à
    Radiante beleza de tua alma menina
    Amiga Vânia te doas como o perfume das flores

    Digna de aplausos como alvoradas primaveris
    Insigne Escritora da pena utilizas com ardor
    Nuvens testemunham teu digno andar
    Indiferente a honrarias prossegues a
    Zelar pela literatura, por teus sonhos e pelos teus

    Parabéns a ti amiga e mestra tão querida que
    tenhas todas Felicidades, pois bem as mereces !
    abraços tua de sempre grata virgínia fulber * além mar

    Vvania Moreira Diniz Aniversário 21 Outubro
    ÁLBUM EXCLUSIVO

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que o seu dia seja de muita paz. Logo darei meu abraço pessoalmente. Parabéns. Beijo

    Vania Serra

    ResponderExcluir
  4. Amada, feliz aniversário!! Votos de tudo, tudo de bom!! Um beijo enorme.
    Betta Doelinger

    ResponderExcluir
  5. Olá Vânia, feliz aniversário. Força, saúde e sabedoria. Abraço.
    Luigi Morais

    ResponderExcluir
  6. Desio Cafiero Filho
    Vânia... P A R A B É N S !!!
    Que Deus conserve e renove sempre essa "energia" que a impulsiona... E o nosso "Nense"??? Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ana Peres França Boccucci21 de outubro de 2011 às 12:46

    Ana Peres França Boccucci

    parabéns pra você
    nesta data querida
    muitas felicidades
    muitos anos de vida!!!!!!!!!!!!
    VIVA A VÂNIAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  8. Vâninha querida Amiga...FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Muita saúde, paz, alegria e Amor transbordante
    para seu viver...junto dos teus familiares
    e de todos que te querem bem!
    Para você meu abraço cheio de canto de passarinho e luz das estrelinhas...
    mais beijinhos com Amor e Admiração
    Feliz Aniversário Amiga Linda!

    da Li comemorando daqui

    ResponderExcluir
  9. Meireluce Fernandes da Silva21 de outubro de 2011 às 16:53

    Cara amiga, Vânia,
    Este é apenas para te desejar milhões de felicidades nesta data tão querida! Você merece tudo de maravilhoso que o mundo pode oferecer a ser humano.
    PARABÉNS! Saúde! Felicidades! Paz e Alegrias!
    Abraço,
    Meire-Brito

    ResponderExcluir
  10. Querida Vânia,

    Não esqueci seu aniversário, não. Hoje de manhã estive meio na corrida e pouco usei o computador. Agora ao ler este belo texto que nos enviaste, recordei-me também de minha infância e juventude. Nós já fomos 10 irmãos, hoje somos apenas sete. E segue a vida.

    Parabéns pelo texto, amiga, e pelo teu aniversário. Que Deus te abençoe sempre e te dê permanentemente toda a felicidade que mereces, com saúde, paz e muito amor. Em meu nome e no de Marlene te cumprimentamos, amiga Vânia e obrigado por tudo, sim? Eternamente grato por tua atenção e carinho, sempre.

    Francisco Simões.

    ResponderExcluir
  11. Feliz aniversário querida amiga Vânia.
    Os melhores votos para a continuidade do seu trabalho e essa sensibilidade que aprendemos a admirar..
    Com carinho.
    Vanderley

    ResponderExcluir
  12. Vânia Moreira Diniz,

    Te dou parabéns, com votos de saúde e realizações


    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Nestor Kirjner
    Cara Presidente, muita saúde e felicidades ao lado do nosso querido amigo e companheiro Paulo. E que nossa Academia continue sua trilha de ideias e ideais, sempre na busca da solidariedade, da humanidade e da valorização cultural de nossa querida e tão sofrida Brasília.

    ResponderExcluir
  14. Rede de Escritoras Brasileiras21 de outubro de 2011 às 19:37

    VANIA: TODOS OS NOSSOS DESEJOS DE MUITAS FELICIDADES E GRANDES REALIZAÇÕES ESTÃO DIRIGIDOS A VOCÊ HOJE E SEMPRE. ESTAMOS UNIDAS AO MESMO IDEAL, SOMANDO COISAS BOAS A ESSE MUNDO EM QUE VIVEMOS E ESSA É A BASE DA NOSSA AMIZADE. QUE DEUS A ABENÇÔE ENQUANTO CANTAMOS PARABÉNS À VOCÊ NESSA DATA QUERIDA. CLIQUE NO LINK ABAIXO E DIVIRTA-SE.
    http://www.youtube.com/watch?v=8AItjFPGRwI&feature=related

    BEIJAS DA
    JOYCE CAVALCCANTE,
    DA SUA EQUIPE REBRA
    E DE TODAS AS REBRINHAS

    ResponderExcluir
  15. Parabéns querida Vaninha, ler tuas reflexões sobre este mes tão espacial é como mergulhar em tua alma e saborear a doçura de teus dias. Caminhar contigo nestes anos tem sido uma grande oportunidade de crescimento.

    Saudações pela data de hoje FELIZ ANIVERSÁRIO
    manamiga querida!

    Vieste para adornar com letras
    Amizade e criar laços solidários
    Ninfa, musa, cigana, Afrodite
    Inigualável é teu carisma
    Atenta aos detalhes que fazem a diferença

    Morada fizeste em meu coração
    Ornamentando com Poesia horas acinzentadas
    Riqueza somas ao compartilhar teus feitos
    Energia vibrante repartes como as ondas do mar
    Inteligência e sensibilidade alinhavas à
    Radiante beleza de tua alma menina
    Amiga Vânia te doas como o perfume das flores

    Digna de aplausos como alvoradas primaveris
    Insigne Escritora da pena utilizas com ardor
    Nuvens testemunham teu digno andar
    Indiferente a honrarias prossegues a
    Zelar pela literatura, por teus sonhos e pelos teus

    Desejo-tetodas Felicidades, pois bem as mereces !
    abraços tua de sempre grata virgínia fulber * além mar Novo Hamburgo RS BR

    Vânia Moreira Diniz Aniversário 21 Outubro
    ÁLBUM EXCLUSIVO
    http://vicamf.multiply.com/photos/album/93/93

    ResponderExcluir
  16. Querida Vânia,
    Que linda mensagem você nos brinda no dia do seu aniversário!!!
    É de gratidão a Deus, à sua família e aos amigos... e é mesmo tudo isso que nos faz feliz! Temos que celebrar!
    A maturidade nos faz valorizar, cada dia mais, essa bênção que se chama “dom da vida”.
    Que Deus lhe abençoe, com saúde, paz, amor e muita poesia linda em sua vida!
    Parabéns!
    Com carinho,
    Rosana

    ResponderExcluir
  17. Cara Vânia,

    Você realmente nasceu com um dom superior de transmitir paz em tudo o que você escreve. Agradecemos por ter cruzado seu caminho e poder contemplar a grandiosidade de suas palavras.
    Feliz aniversário.

    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores22 de outubro de 2011 às 12:02

    Ilustre escritora
    VÂNIA MOREIRA DINIZ


    A AVSPE
    Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores

    Sente-se feliz em estar ao seu lado
    nesta data tão importante em sua vida.

    Deseja a poetisa um




    Almejamos que nesta data
    a luz do sol encontre alma poeta existente em seu coração,
    trazendo-lhe uma chuva de estrelas em seu amanhecer.
    Que uma canção de PARABÉNS seja trazida pelo vento,
    para embalar este seu momento tão especial para você e família.

    A nossa AVSPE está em festa.

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga
    Vânia Diniz

    Parabéns por lindo dia !
    O dia hoje amanheceu mais iluminado e cristalino ,
    e eu, com o coração imensamente feliz por estar parabenizando-te.
    Eu te desejo neste dia especial, em que Deus, em sua infinita bondade
    te trouxe a este mundo para ornar muitas existências e acender corações.
    Eu me sinto privilegiada em fazer parte de tua vida e amizade, pois desta forma,
    sei que posso estar ao teu lado e caminhar junto a você, cultivando o amor e a sabedoria.
    E desejo a você que este seu dia seja recheado de glórias, conquistas e sucessos.
    E que irradies felicidades nesta nova etapa que hoje estás caminhando com louvor.
    Feliz aniversário !
    Parabéns !
    TIM, TIM !
    Beijos com afeto,
    Socorro

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado,
    Você é muito especial.
    Abraços,
    Leonardo Ventura

    ResponderExcluir
  21. Parabéns querida Vaninha, ler tuas reflexões sobre este mes tão espacial é como mergulhar em tua alma e saborear a doçura de teus dias.
    Caminhar contigo nestes anos tem sido uma grande
    oportunidade de crescimento.
    Saudações pela data de hoje, novamente desejo-te
    FELIZ ANIVERSÁRIO
    manamiga querida!
    com afeto,admiração e agradecimentos tua virgínia fulber * além mar poetinha

    ResponderExcluir
  22. Mãezinha do coração, parabéns e que Deus te abençoe grandemente. O dia é seu, mas sua vida é um presente para mim. Eu te amo muuuuuito
    Najlla Couto

    ResponderExcluir
  23. Nanda Moreira Diniz de Araújo22 de outubro de 2011 às 12:19

    Fernanda Diniz
    Aniversário da vovó mais linda!! Parabéééééns =]
    Fernanda Diniz

    ResponderExcluir
  24. Marina Moreira Diniz araújo22 de outubro de 2011 às 12:22

    Vo... parabens!!! tudo de maravilhoso... te amamos muito!!! Marina, Pietra e Thiago

    ResponderExcluir
  25. Vânia querida
    LIndo este texto em comemoração a seu aniversário e reconhecimento pelo o que sua família fez por você. É rao um adulto reconhecer tanto, sobretudo depois que a Psicanálise culpou tanto os pais por tantas neuroses dos filhos. Já ouvi isso mil vezes por causa de meu filho. E dói, como dói!
    Muitissimo agradecida por poder ter a honra de ser sua amiga
    Mil bejos
    Maizé

    ResponderExcluir
  26. Dra. Vânia Diniz,
    Belíssima reflexão!
    Mais uma vez, Parabéns!
    André Pullig

    ResponderExcluir
  27. Bacana, em? Você é das minhas. Agita como pode... Beija e desejos de muita energia.
    Joyce
    Presidente da Rebra

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: