quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOITE LITERÁRIA 2


Criança lê prefácio? Partindo do princípio que os livros para crianças são escolhidos principalmente por adultos, atrevo-me a dirigir-me àqueles a quem cabe julgar uma leitura para um jovenzinho.
Aventurando-se na difícil tarefa de agradar aos exigentes pequenos leitores, Vania Diniz foi buscar na sua infância a inspiração mais legítima.

Suas histórias  revivem o mundo fantasioso que a cabecinha de uma menina teve o privilégio de criar.

A autora se permite filosofar através de Ciganinha, trazendo a interpretação infantil, no seu estado mais puro, dos conceitos recebidos de educadores, em especial de um avô idolatrado e de um pai amoroso.

O livro é, portanto, uma valorização de ensinamentos morais e aborda, com muita propriedade, o papel da família na formação de uma criança.

São muitos os exemplos a serem seguidos, na imagem da avó linda e culta, que entendia línguas, no do avô escritor, exigente e severo, mas carinhoso, no do pai que escutava todas as suas ponderações e que dava limites aos seus rasgos de generosidade, no da babá que a acordava de seus sonhos, sempre tolerante.

O imaginário de “Ciganinha” é sem limites e deixa a mensagem de que a criatividade merece um espaço fundamental na vida das crianças, posto que o sonho faz parte do idealismo que deveria ser incentivado. Infelizmente, o jovem de hoje está muitas vezes sujeito a condições precárias de vida, que o obrigam a enfrentar uma realidade dura, ou sufocado pelo excesso de tecnologia, motivos ambos responsáveis pelo bloqueio da criatividade.

A mistura da realidade com a fantasia tem um saldo positivo no sonho de Ciganinha de ser escritora e de crescer para ser levada a sério. Ir para a casa do avô venerado era prêmio, e dele veio a lição dos deveres e direitos que nortearam sua vida.


Na conturbação do mundo atual, onde a sociedade poucos bons exemplos transmite às suas crianças, o livro é um trabalho precioso que minha querida amiga Vania Diniz nos oferece, nessa abordagem de valores morais que todos deveriam se preocupar em resgatar.
Vania Diniz consagrou-se como autora de livros de prosa e poesia, dois deles recentemente publicados – “Pelos Caminhos da Vida” e “Pelos Caminhos da Alma” - além de um romance, e sua estréia com livros infantis merece nosso maior respeito.
Vania Serra Hoffmann
Escritora -Alemanha

9 comentários:

  1. PARABENS VANIA. SUCESSO NO EVENTO!!!
    BEIJO
    VERA

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou lindo, elegante. Adorei. Mana, estarei com você em coração. A meniere ainda não me impede do deslocamento do meu coração, rs... beijão. Cris

    ResponderExcluir
  3. Meus cumprimentos a Escritora Vânia Diniz, por mais essa coletiva de Autógrafos, numa noite Literária.
    Desejando uma noite de muito Esplendor, com admiração e respeito,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  4. Mais parabéns hipermerecidos, Vânia querida
    Maizé

    ResponderExcluir
  5. Estimada Vânia, boa tarde

    Votos de muito sucesso na noite literária.
    Você merece com certeza!
    Abraços
    André

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Simões. Tudo bem, amigo?
    Vânia é uma escritora de primeiríssima linha, meu amigo. Parabéns a ela por mais esta conquista.
    Tenha um lindo dia
    Com carinho
    Augusta

    ResponderExcluir
  7. Gente amiga, repasso para todos vocês, para conhecimento geral, este Comunicado que recebi da amiga Vânia Diniz. Para os que moram em Brasília é uma boa oportunidade para conhecerem não só esta pessoa maravilhosa que é Vânia Diniz como muitas de suas obras, inclusive o livro para crianças que leva por título "Ciganinha" que tem tudo a ver com ela.

    À Vânia os meus cumprimentos por mais este evento, eu que tenho a honra de ser um dos colaboradores em seu lindo Portal como colunista do ESPAÇO ECOS com crônicas semanais.

    Abraço amigo do
    Frncisco Simões.

    ResponderExcluir
  8. Clotilde Chaparro Rocha1 de dezembro de 2011 às 18:00

    Querida Vânia,
    dia 7 de dezembro à noite eu tenho:
    confraternização das advogadas/auditoras do Ministério do Trabalho, na qual eu já dei meu nome para o amigo oculto, etc., etc.... e
    aniversário de Neusa França, nos seus 91 anos.
    Nos encontraremos em outra ocasião e eu farei questão de adquirir seu livro.
    Um abraço da amiga
    clô
    Clotilde Chaparro Rocha

    ResponderExcluir
  9. Virgínia Fulber além mar2 de dezembro de 2011 às 16:31

    Prabéns pelo estímulo dos amigos que a tem na mais alta conta Vâninha, pois mereces o reconhecimento não só pelo teu talento mas pelo empenho em erguer a Lieratura e a escolher como bandeira e tema de vida.
    Teu carisma e competência agigantam-se e ganham asas sobe o Planalto alcançando
    o território imenso deste nosso grandioso País e levando além mar tuas letras e dos escritores da ALB e de seus colaboradores que como eu ficam honrados com cada um de teus passos, escritos louros e eventos que promoves...
    Ser tua amiga é algo indescritível. Mto. Obrigada! & Parabéns!!!

    há braços tua virgínia vica fulber além mar
    sempre!
    EBOOK- Parolas ao Sol- virgínia fulber *além mar " - o que não me mata torna-me mais forte." Nietzsche - sobre Escola de Guerra da Vida

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: