quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia- 21 de Março


Dia 21 de março é a data promulgada pela UNESCO para a celebração do Dia Mundial da Poesia.


A Poesia é a forma lírica de transmitir mensagens que saem da alma com força de expressão e admiram a natureza, os sentimentos, o ser humano em geral comunicando com vigor e graça seu canto, conceitos, sonhos, ideais e qualquer tema inspirado.


Poesia é também o entendimento no olhar, na doçura das palavras pronunciadas com suavidade e a certeza que merecemos a luz do horizonte, independente da cor, do formato do rosto, do lugar em que se nasceu, das características sexuais e cujo preconceito certamente seria repudiado pela sociedade.

Emocionalmente falando as mãos seriam dadas até nas tristezas e teríamos mais respeito por todas as diferenças existentes.


A diferença é a forma mais bonita de nos aperfeiçoarmos com as experiências mútuas e a poesia está apta para cantar esse sentimento de ternura que resplandece no amor universal. Há melhor e mais profunda forma de entendermos a alma de outra pessoa que necessita das mesmas alegrias intrínsecas como cada um de nós?


Se existisse mais poesia nas relações humanas, tudo seria mais fácil e as marcas do amor e da solidariedade estariam presentes , assim como o egoísmo se manifestaria com menos ênfase dando passagem à preocupação pelo outro cujo caminho ameno, mesmo nos momentos difíceis nos levaria à paz, na verdade, a única passagem para a felicidade.


Poesia é amor, canto e encanto, luz que não amortece os olhos, união estreita com nossos irmãos de caminhada, certeza que o sorriso seria tanto mais bonito e enternecedor quanto mais fosse dado com a alma, entrega de sentimentos, necessários à felicidade de cada um de nós. Fortuna que só se encontra no espírito e que satisfaz nosso ser interior


Poesia é beleza, não apenas enfeitando a superficialidade, mas vibrando nos acordes da emoção para que seja sentido numa extensão tão sublime que não seria possível escassear nem com a passagem do tempo e nem mesmo com a duração finita de nosso tempo.


Poesia é o que vamos legar aos nossos descendentes, mesmo que eles não sejam poetas, é a esperança que disseminamos durante a existência e cuja semente plantamos para que seja regada com amor e afinal, um dia, possa nascer os frutos para uma humanidade menos sofredora, menos perversa e onde os valores maiores não sejam tão materiais e individualistas.


Isto é a verdadeira poesia. Tentaremos transportá-la mesmo nesse instante difícil da história da humanidade, porém ela saberá florescer cada vez mais lírica e verdadeira para que o universo se transforme num oásis de paz, mesmo que tenhamos que lutar com dificuldade para encontrar o verdadeiro amor universal.


Poesia é entrega, dedicação, altruísmo nos versos rimados ou não, mas que encontram a compreensão do momento em que nascemos, aspirando o oxigênio que nos fez chorar para que a abrangência de nossos atos sejam capazes de deixar um motivo para entendermos o porquê de nossa presença neste mundo.


Poesia que o mundo todo comemora nesse dia 21 de março é vida, comemoração, entrega útil, verdadeira e crescente e que podemos repetindo mil vezes a palavra amor em todos os sentidos chegar ao cerne da expressão lírica que o entusiasmo criador expressa, transforma e entende.


Vânia Moreira Diniz

6 comentários:

  1. Mana
    Não podemos perder este momento seu...
    beijos
    Cristina Arraes

    ResponderExcluir
  2. Sim, poesia é entendiomento de almas... Adorei, querida Vânia.
    Beijos
    Madalena

    ResponderExcluir
  3. Meireluce Fernandes da Silva21 de março de 2012 13:50

    Muito obrigada e parabéns! Foi um dos textos mais belos que já vi até hoje sobre a poesia. Você exprime TUDO, sem esquecer um detalhe sequer.
    grande abraço, amiga
    Meire

    ResponderExcluir
  4. E quando a Poeta é a própria POIESIS? Você exala em sua essência,a poesia, Vânia!
    Abraço fraternal!
    Clevane

    ResponderExcluir
  5. Mônica Moreira Diniz21 de março de 2012 22:53

    Eu gostaria de homenagear a poeta mais importante do muunndo!!!!!!!Minha mãe.....Parabéns mãe...vc é demais...bjs
    Mônica (filha)

    ResponderExcluir
  6. "...Poesia é também o entendimento no olhar, na doçura das palavras pronunciadas com suavidade e a certeza que merecemos a luz do horizonte, independente da cor, do formato do rosto, do lugar em que se nasceu, das características sexuais e cujo preconceito certamente seria repudiado pela sociedade. ..." Vânia M. Diniz [Ressurgindo] Dia Mundial da Poesia- 21 de Março

    Vâninha nobre Poetisa lendo teu adorável texto neste hora da madrugada, fico a pensar o quão perfumado é teu espírito embebido das fragrancias Poéticas das quais emergers para compartilhar teus dons. Luminosa és em tx. em Prosa e Versos e o deixas transfigurar os horizontes daqueles que carecem do encanto e profundeza da lira que nos dá asas e profetiza melhores encontros com a diversidade das artes.
    Parabéns manamiga e mestra de sentimentos tranbordados em ritmadas e bem conjugadas letras.

    afetuosamente grata
    tua admiradora e sincera amiga e "pupila" vica além mar virgínia fulber --

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de:
Ocorreu um erro neste gadget