terça-feira, 6 de março de 2012

Mágica de ser Mulher


Acima de todas as conquistas devemos conservar a o maior dom que temos: A Mágica de ser mulher                                                                     

Aprendi a ter orgulho de ser mulher desde que tomei conhecimento da vida. Nada podia ser mais enaltecido em minha família do que a figura ímpar  da mulher.  De tudo que ouvia falar na minha infância estava ela ali, imponente e magnífica em todos os aspectos.

Olhava para os lados e via muita admiração à minha volta. Assim foi o lar que cresci. Tive muitas e fortes divergências com meu pai, e por vezes meus olhos enchiam-se de lágrimas ao contemplar seus profundos e expressivos olhos azuis. Mas nunca, em nenhuma oportunidade, nem nos momentos mais conflitantes, encostou a mão nem de leve em minhas irmãs ou em mim, como gesto de agressão.

Minha mãe estava sempre altiva, a manter segurança e conservar uma confiança natural, que expandia certa de seu valor, e acostumei-me a vê-la sempre admirada e majestosa. Claro que sabia e convivia com algumas que ainda se sentiam oprimidas e infelizes. Falava-se muito na evolução da mulher e nos direitos inerentes, e as ativistas, a todo o momento,  impunham as idéias da  supremacia que deveria existir ou conquistarmos.

 Havia, entretanto os hábitos machistas enraizados, e até leis que ainda protegiam a subserviência feminina, que aos poucos estava sendo combatida com veemência, propiciando a vitória que  sorria com ânimo e certeza.

Olhava para o mundo empolgada por pertencer a um sexo que se doava incessantemente, mas que tinha em contraposição alegrias e prazeres especiais, oriundas dessa categoria privilegiada, e cuja liberdade e independência surgiam apesar de todos os preconceitos.

Adquirimos direitos que nossas avós jamais sonharam um dia,  entretanto  não podemos esquecer que ao lado da liberdade, do livre arbítrio, da facilidade de andar e escolher nossos próprios destinos e ter um lugar ao sol, que nos conduz à legitimidade de direitos e deveres, somos realmente mulher. E acima de tudo devemos preservar a todo o custo a feminilidade, fascínio e encanto de  todas nós.

O difícil não é vencermos as batalhas que enfrentamos e nas quais hasteamos uma bandeira de lutas gloriosas, porém obter isso tudo, conservando a mágica de ser mulher.                                  

Vânia Moreira Diniz

7 comentários:

  1. Que bela família, que ótimo texto!!!!!
    Viva a Festa da Mulher!!!!Parabéns a todasnós
    Beijão
    Maizé

    ResponderExcluir
  2. Querida Vânia
    Você é a própria magia.
    Lembra que mesmo antes de saber qualquer coisa sobre você já a via como uma fada?
    Entao? isso nao é mágico demais?
    Um abraço.
    Rida

    ResponderExcluir
  3. José Carlos Ferreira Brito7 de março de 2012 às 08:42

    Parabéns pelo lindo artigo. Que família bonita. Gostaria de saber se receberam o convite para o lançamento do livro da Meire??
    Obrigado e grande abraço
    Brito e Meire

    ResponderExcluir
  4. Vaninha querida Maga Escritora e Poetamiga, ver tua alma estampada em sorriso e texto é pura magia! És libriana manamiga e mestra o feminino encarnado, paira sobre ti
    a doçura que transferes para pena com talento distinto.
    Grata pela foto de família e por ser minha companheira de encantamentos, é com muita honra que chamo-te de mais, muito mais q. amiga .
    Que teu dia 8 seja radiante como os demais,
    sds de tua admiradora e sempre grata vica além mar

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, amiga Vânia, pelo teu belo texto focando o Dia Internacional da Mulher que ocorre amanhã. Muito bom mesmo.
    Abraços do amigo Simões.

    ResponderExcluir
  6. Belos é tudo que posso dizer, imagem e crônica. Sinto como uma música que celebra, além das conquistas da mulher, a alegria de ter nascido numa família que a valoriza, acima de tudo. beijo grande, mana. Cris

    ResponderExcluir
  7. Sua inspiração provoca os mais profundos sentimentos e reflexões. Obrigado por estar entre nós!

    Marcio Bontempo

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: