quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional do Poeta -Homenagem a Castro Alves



Nas palavras da escritora Vânia Diniz a homenagem da ALB ao 14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA - encontrando representação desta data, no poeta abolicionista Castro Alves - o qual, fazia da poesia, não apenas um instrumento a serviço do belo, da forma, do amor e da arte. Mas, sobretudo, utilizou o verso em defesa de direitos humanos, participando ativamente do processo abolicionista brasileiro. Um exemplo da cultura ativa, da palavra viva e do sonho transformado em ideal, objetivo e realidade. Mais do que o dia da poesia, comemora-se, com salvas, os títulos nobres e conteúdos comprometidos com a construção de uma sociedade justa e de oportunidades igualitárias, em um Mundo marcado pela desigualdade co-existencial animal e carência bioética. Isto, sem perda do indispensável romantismo de Chopin
(Mário Carabajal).



Dia 14 de março, aniversário de nascimento do nosso grande poeta baiano Castro Alves e em homenagem a ele é comemorado o “Dia Nacional da poesia" e dia 21 festejamos o “Dia Mundial da Poesia”.
Nestas datas comemoramos a poesia em todos os níveis. Aquela que sai da pena dos grandes ou desconhecidos, reflete a beleza do mar, o canto dos pássaros, os espaços luminosos ou a escuridão lírica, onde os namorados fazem suas juras de amor, nas noites enluaradas em que se canta a paixão e até nos momentos lúgubres em que a alma se obscurece e subjetivamente pede socorro e anseia por ternura.
O dia da Poesia retrata a criatura, com sensações, sorrisos, meiguice, o olhar em contemplação ou o sentimento abstratamente real de quem ama. Por isso é uma data especial, em que não há exclusividade nem influência do sucesso ou fama, mas que penetra na alma universal do mais desconhecido ser humano.
Nele a natureza transcende qualquer idéia descritiva para se alojar na beleza, encantamento, fascínio que domina o universo, em suas potencialidades intrínsecas, no infinito de suas revelações e não se refere à criatura somente, mas ao planeta no sentido mais abrangente.
O dia da poesia se manifesta na criança que nasce sofrendo o oxigênio que o inunda, na simplicidade de alguém emanando eflúvios de bondade espontânea, nas crianças à procura do alimento, nos pais chorando a tristeza de não poderem resguardá-lo, na simplicidade dos gestos, ternura dos olhares, reflexos do sol aquecendo o dia ainda frio, na solicitude dos que estendem a mão universalmente e no beijo, máxima expressão de afeto e de carinho.
Nele a bondade é seu maior atributo, generosidade que chega de mansinho sem que faça ruído, solidariedade que se manifesta no aconchego amigo, vaidade que é capaz de apartar seus próprios interesses e olvidar a presença do ego exigente para se doar em transe na presença do ser humano mais próximo.
A esperança se faz realidade, o dia explode em claridade ofuscante, o horizonte chamuscado de cores e projetados pela sombra amarelada espera passos cada vez mais céleres na busca dos sonhos ali abrigados e a estrada amacia os pés que a percorrem, saltitantes e ansiosos.
O dia da Poesia é único e encontra os liames da razão que ordena o minuto de paz, contorna a realidade e absorve o lirismo para que seja divulgado em letras de harmonia a todos que desejam dele se aproximar.
Nele a terra gira impondo química e sentimento enquanto o poeta compõe o que a inspiração sugere radiante em cada momento de suspense ou nos instantes que não se repetirão com a mesma força e realidade. Nele a poesia lidera onipotente e somos instrumentos, expectadores apreciando a força do mundo que naquele momento só poesia infunde.
O dia da Poesia é á conscientização da formosura, vida e alegria, das flores multicores e dos movimentos inconscientes da natureza, dos embalos inesperados, do amor surgindo, da amizade reiterando e das sensações que transmitem a sua origem.

Mas verdadeiramente não há dia específico para a poesia, porque ela existe independente de tempo e hora ou data, constantemente em todas as situações. Dias de poesia são consecutivos, plenos, absorventes e inspiram ao poeta a hora certa de transmiti-los.
Na verdade todos os dias nos levam à poesia de uma maneira ou de outra, por intermédio da natureza, do amor, da generosidade ou do carinho, do olhar de uma criança, do perdão, da compreensão, da saudade e da união de todos os seres humanos.

Vânia Moreira Diniz
12-03-2012



Amo a poesia
Vânia Moreira Diniz

Amo a poesia,
Em seus mínimos movimentos,
No lirismo que comove
Na ternura das verdades,
Encanto a falar de amor,
Anunciando o carinho.
Que se desfaz em frases,
Escorrendo entre palavras,
Chegando ao coração,
Por vezes lágrimas provocando,
Ou sorrisos de meiguice.

Amo a poesia,
Cultuando a natureza,
Em mil versos diferentes,
Enaltecendo os sentimentos,
Do amor universal,
Protegendo os carentes,
Amando os excluídos,
Envolvendo-os com suavidade,
Abrigando os especiais,
Entendendo seus olhares,
E ouvindo seus segredos.

Amo a poesia.
A descrever a natureza,
Seus tons coloridos,
O céu, a terra, as estrelas,
A lua dourada a nos iluminar,
Com a reconhecida magia
de séculos de compreensão,
Os rios em seu curso veloz,
os lagos tranqüilos,
A tempestade devastadora,
E o sol a aquecer o planeta
E trazer o calor que conforta.

Amo a poesia
A falar de amor,
Vibrar nos acordes da paixão,
Acariciar o beijo dos namorados,
Proteger as carícias dos amantes,
Restaurar os elos dos afetos,
Fundir sentimentos partidos,
Interromper as mágoas,
Presenciar o desejo dos que se amam
e indicar-lhes o momento de prazer.

Amo a poesia!

7 comentários:

  1. No dia nacional da poesia, nada melhor em passear em seu blog, não poderia deixar de visitá-la nem de encantar-me com seus escritos. Parabéns pelo blog.
    Andrade Jorge

    ResponderExcluir
  2. Vânia querida
    Fazer vibrar o coração por meio de palavras, é dom de quem faz poesia como você. Claro que sem desmerecer os prosadores. Escrever bem de uma e de outra maneira requer inspiração divina. Ler Castro Alves, Vânia Diniz e tantos outros poetas, que conhecemos a cada dia, nos enriquece em nossas tentativas diárias de escrever.
    Dia da Poesia bem comemorado, sem dúvida!
    Um grande abraço cheio de admiração
    Maizé
    ________________________________________

    ResponderExcluir
  3. Bonita homenagem, querida Vânia Moreira Diniz! Castro Alves era um sensível exemplo de humanista, assim como você. Beijos
    Madalena Barrranco (no facebook)

    ResponderExcluir
  4. Vânia, minha amiga e madrinha, que maravilha essa homenagem. Um via a voce e à poesia!
    Fátima Paraguassú (no facebook)

    ResponderExcluir
  5. Que linda homenagem, mana! Em suas palavras este dia é lembrado em prosa e verso, enaltecendo a poesia. Ninguém melhor que você para falar de poesia e identificar sua importância neste mundo. Parabéns pelo dia, parabéns pela postagem. bjs Cris

    ResponderExcluir
  6. Poetamiga que lindeza de homenagem, grata parabenizo-te e deixo meu carinhoso
    abraço
    Vica Além Mar

    ResponderExcluir
  7. As palavras do DR. Mário Carabajal fazem calar qualquer outro comentário sobre teu excelente tx. nobre amiga Escritora e Poetisa Vânia Moreira Diniz.
    Sds Poéticas desta tua admirdora e grata amiga
    Virgínia

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: