sexta-feira, 16 de março de 2012

Crianças Especiais e Encantadoras

        Dedicada a todas as crianças e Pessoas Especiais
                                                      
                                                            
            Há dias foi um dia de festa e alegria. Fui visitar e participar de uma festa, numa clínica onde muitas crianças maravilhosas carregam suas síndromes as mais variadas e são tratadas e acarinhadas com amor fazendo com que cresçam com a auto-estima em progressão. Desde de síndrome de Down até todas as outras maiores ou menores que as tornam uma criança especial.

          Entrando aproximei-me de alguém que amo especialmente. Loura, os olhos azuis esverdeados fixando ao longe um ponto indistinto, imagino que queira trazer para seu interior ainda tão infantil, esperanças e  visualize o colorido da felicidade . Minha vontade é abraçá-la e pedir-lhe que nos proteja,  chorando silenciosamente no seu colinho frágil e pequenino. Minha vontade é pedir-lhe fortaleza em minhas fraquezas para que possa ajudá-la. Minha vontade é infundir-lhe um calor tão grande que suas mãozinhas geralmente frias possam aquecer-se. Minha vontade é beijá-la e protegê-la do mundo e da vida, dizendo-lhe que sempre estarei aqui. Mas estaria enganando a mim e a ela. Prometo, então que de onde estiver a amarei sempre. Minha vontade é sempre vê-la sorrir invariavelmente e terei também nos lábios o sorriso úmido da esperança.

          Aproximei-me de cada uma das crianças sentindo seus anseios indistintos, vontades não expressas e vigor nas investidas, que começam a manifestar-se de uma maneira  singular e emocionante.E amei-as a todas. Querendo  perscrutar seus mundos diferentes e me envolver com cada uma, levando  ininterruptamente a fé que carrego e canalizo em direção a elas.

           Em meio ao barulho dos balões e as guloseimas que usufruíam encantados, percebi o quanto de vida e alegria existiam nos rostinhos inocentes que me fixavam como a pedir que lhes desse as mãos. Transformei-me em um deles, percorrendo os meandros de seus cérebros e querendo ver na densidade semi-obscura dos pensamentos,  a luz que estaria sempre presente  no decorrer confuso da vida.

             Tive a convicção da vitória, do desenvolvimento lento, mas progressivo, da alegria que  transparecia, da paz que parecia projetar algo claro e  objetivo, naquele confusos caminhos da mente  ainda não definida.

             Sinto então uma mãozinha fria, apesar do corpo completamente agasalhado que buscava  meu calor.  Era a minha pequenina, tão linda sempre sonhando com aquele colorido que a encantava. Dei-lhe a mão e percorremos juntas todo o espaço, que estava cercado por barraquinhas cheias de guloseimas, ou preparado para a “pescaria” de pequenas lembranças.

             Enquanto segurava–a com uma das mãos, voltei-me para pegar a mãozinha de outra criança, cujos olhos amendoados, nos traços marcantes da síndrome de Down, só ocorridos pela diferença de um cromossomo, estavam evidentes, e procurei ler dentro de seu olhar a força que carregavam. E então as pequenas pescaram com minha ajuda cada uma a sua prenda.

              Vi fascinada enquanto olhavam confusas para o pequeno presente, que a vida se manifestava em cada lembrança que recebessem, com aquele olhar curioso que concentrado por um minuto, apareceu com expressão ligeiramente definida e rápida. Amei aquele instante perpassado tão rápido, que enchia meus olhos de lágrimas abundantes e os das pequeninas de lucidez.
Vânia Moreira Diniz

7 comentários:

  1. Vânia

    Lindo o que você escreveu das crianças.

    Ana Sílvia Frota

    ResponderExcluir
  2. Mana, que experiência linda, rica. Foi de extrema importância que você a registrasse aqui, neste blog. Amei o texto, a sensibilidade, você e as crianças que ali estavam. O mundo necessita mais e mais deste tanto de sensibilidade que foi passado aqui. bjs Cris

    ResponderExcluir
  3. Vaninha teu envolvimento e sensibilidade para com todos é emocionante.
    Crianças ditas especiais são realmente diferenciadas pela capacidade
    afetiva. Adorei ler-te e comover-me contigo adorável escritoramiga.
    abraços
    afetuosamente grata
    tua vica virgínia fulber

    ResponderExcluir
  4. Com carinho e admiração à Autora Vania Moreira Diniz

    Abraços
    Vera
    From: AVSPE GRUPO

    ResponderExcluir
  5. Tudo muito lindo, apesar do nó na garganta que não posso evitar, Parabéns, Vánia, obrigada a Vera e Efigênia pelo repasse.

    ResponderExcluir
  6. Vânia querida
    Li, reli e cada vez me encanto mais
    Bjos
    Maizé

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, percepção extremada, sensibilidade sem igual... Abraços!!!
    Désio Cafiero

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de: